sexta-feira, 19 de junho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (1/8)


Antonio Baptista
Já ouviu falar da mesada/semanada? É um montante de dinheiro que as crianças recebem por mês/semana para satisfazer desejos. Que fique claro que é para satisfazer DESEJOS porque as necessidades devem ser da responsabilidade dos pais. O grande desafio que a criança terá na vida adulta será controlar os impulsos em satisfazer os seus “desejos” pois, desejos são ilimitados e sempre insatisfeitos. A maior parte dos problemas financeiros na vida adulta estão associados á busca irresponsável em satisfazer desejos, sem olhar os meios.

A semanada que é ideal para crianças com até 10 anos (fala-se mesada também mas é mais adequada que seja quinzenal), tem regras e exige comprometimento, perseverança e paciência. É um instrumento importante para ensinar a criança a evitar o desperdício de dinheiro, tempo, comida, material escolar, água, talento etc e é, sem dúvida, a melhor estratégia para melhorar a educação financeira da criança e melhorar a inteligência financeira na vida adulta. Quando usada corretamente, a semanada ajuda a criança a desenvolver competências para que possa aproveitar as oportunidades que vão surgir e aumentar as suas chances de sucesso na vida.

A nossa primeira dica é:

Dica 1. Previsibilidade. A data e o montante da semanada deve ser acordada previamente e respeitada com rigor. Portanto, não se comprometa, se não puder cumprir. A semanada não é um prémio, mas sim um instrumento de educação financeira. Não pode estar associada a desempenho escolar e nem aos afazeres domésticos (que é um dever de todos) e, nem pode ser usada também como chantagem ou castigo, porque é incondicional.

A previsibilidade depende da mesada/semanada ter um valor fixo e regular. A regularidade da mesada/semanada vai ajudar a criança a desenvolver uma mentalidade adequada para o planeamento. Ela vai aprender a esperar para realizar os seus sonhos.

Educação financeira esta associada á paciência. Esperar o tempo que as coisas precisam para acontecerem.

Pior do que não dar mesada/semanada é dar de forma errada. O erro esta associado ao facto de o montante, geralmente, ser variável e esporádico, dificultando o planeamento, que é um aspecto importantissimo no processo comportamental e, imprescindível na vida adulta. Portanto, dê um montante FIXO e numa data FIXA!

Sem comentários:

Enviar um comentário