sexta-feira, 19 de junho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (2/8)


Antonio Baptista
A mesada/semanada é o principal instrumento para ajudar as crianças a desenvolverem uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro. Éla refere a um montante de dinheiro que as crianças recebem por mês/semana para satisfazer “desejos”. Para terem sucesso na vida as pessoas precisam desenvolver um conjunto de competências que lhes permitem aproveitar as oportunidades que surgem e aumentarem as suas chances de ter uma vida próspera. Uma característica presente nos individuos que tiveram uma vida bem sucedida tem a ver com assumpção da responsabilidade pela vida que tem levado. Certos de que a sua situação financeira é fruto das suas decisões conscientes ou não, ao longo do tempo pois, a vida é feita de escolhas e, quanto melhor capacitados, maiores as chances de evitarem “decisões pobres” em termos do uso do dinheiro.
De acordo com os psicólogos, á medida em que crescemos, passamos por um processo natural de maturidade que nos faz perceber o peso das responsabilidades. Autoresponsabilidade é a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que acontece nas nossas vidas. Entretanto, muitas pessoas costumam fugir de suas atribuições e consequências das suas atitudes, tentando sempre atribuir a culpa a terceiros. Ter Autorresponsabilidade é atribuir unicamente para nós mesmos a responsabilidade sobre aquilo que acontece na nossa vida, seja positivo ou negativo. Se a criança perceber que ela é a unica responsável pela sua situação financeira (por ter gastado toda a semanada), ela pode mudar as suas ações e conseguir um resultado melhor.
A capacidade de assumir a responsabilidade pela sua situação financeira é uma condição necessária para a mudança comportamental e alcançar o sucesso. Temos consciência de que mudar um determinado padrão comportamental não é tarrefa facil e quanto mais cedo as crianças forem incentivadas a assumirem a responsabilidade, estaremos a criar as condições essenciais para que tenham educação financeira. Portanto a nossa segunda dica:

Dica 2. Autoresponsabilidade – Se a semanada terminar antes do prazo, NÃO dê mais dinheiro até á data combinada da próxima semanada. Seja firme porque logo no inicio é frequente a criança gastar toda a semanada e vier logo a pedir mais (é bom gastar dinheiro dos outros!). Também evite dar palpites sobre como ela deve usar a semanada. A decisão deve ser dela e por este motivo fica mais fácil ela perceber que foi ela mesma quem gastou toda a semanada e com isso pode-se despertar o senso de responsabilidade. O uso do dinheiro requer muita responsabilidade e a criança deve perceber que existe LIMITE em satisfazer os desejos (recursos são escassos e existem escolhas – dois principios elementares da economia) e arcar com as consequências das suas escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário