terça-feira, 7 de julho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (4/8)


Antonio Baptista
Semanada/mesada é um montante de dinheiro que as crianças recebem por semana/mês para satisfazer DESEJOS. É a ferramenta mais importante para ensinar as crianças a manusearem o dinheiro e desenvolverem a inteligência financeira que, sem dúvida, será uma competência imprescindível para o sucesso na vida adulta.
Implementar a semanada não é um processo facil. Pior do que não dar semanada é dar de forma incorreta pois, a semanada deve ser um instrumento para a construção de valores, crenças, habitos e comportamentos saudáveis em relação ao dinheiro, para que possam desenvolver um modelo/mentalidade adequada sobre o dinheiro.
Todo hábito saudável, para ser sustentável deve ser acompanhado de alguma forma de gratificação. Com a semanada a criança sente o gosto de poder decidir, satisfazer desejos, participar e colaborar efectivamente no alcance das metas financeiras da familia. Essa sensação pode desenvolver o sentimento de autoestima e gratificação, que será de grande valia na vida.
Dica 4 - AutoestimaA criança é que deve decidir quando e quanto gastar. Evite interferências de outros familiares. Não dê prémios monetários pelas boas notas ou trabalhos em casa, porque estudar e ajudar em casa são obrigações sociais/familiares. Entretanto, sempre que possivel, pode-se remunerar a criança por algum trabalho extra que possa realizar como forma de associarem, desde cedo, a remuneração com o trabalho. Pois só o trabalho pode gerar valor e é realmente gratificante poder realizar sonhos pelo nosso próprio esforço e mérito.
Inclua seus filhos nas pequenas decisões financeiras. Envolva-os na elaboração da lista do supermercado e na arrumação dos produtos quando chegar em casa. Se possível atribua uma responsabilidade para eles (quando tiver idade para tal) para a compra de determinados itens para a casa, em que terão que pesquisar preços e maximizar resultados com base em determinado orçamento que ele terá para gerir.
Muitos problemas financeiros derivam de problemas associados á baixa autoestima e busca pela gratificação imediata através da compra compulsiva. Portanto, utilizar a semanada como forma de aumentar a autoestima da criança será uma estratégia prudente e recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário