sábado, 18 de julho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (7/8)


Antonio Baptista
A semanada permite desenvolver nas crianças a mentalidade saudável em relação ao dinheiro quando for corretamente implementada. Éla refere a um montante de dinheiro que as crianças recebem por semana para satisfazer “desejos”. Saber controlar os seus desejos será uma competência importante para ter sucesso na vida. A capacidade da criança controlar seus impulsos para satisfazer desejos é desenvolvida desde cedo entretanto, qualquer mudança comportamental requer muita dedicação e comprometimento dos pais. Em relação á educação financeira não é diferente. Requer que os pais sejam persistentes e comprometidos em desenvolver o comportamento saudável e responsável com o dinheiro nas crianças.

Desde cedo a criança deve ser incentivada a perceber que o dinheiro é uma ferramenta que serve para realizar os sonhos, dentro da realidade de cada pessoa.
Ela precisa ter contato com o dinheiro, fazer escolhas com autonomia, errar, assumir responsabilidade e aprender. Para tanto não é de muita utilidade fazer poupança para os filhos apenas nos bancos comerciais pois, do que adianta para o aprendizado ter um dinheiro que a criança não consegue manusear e gastar? Pois, a criança precisa aprender a gerir/gastar e, quanto mais cedo, melhor. Esse é um dos maiores desafios na educação financeira. A nossa sociedade ja esta formatada para nos ensinar a ganhar dinheiro mas para gastar, além de não termos consciência de que muitos de nós não sabe gastar/gerir, existem poucas oportunidades para se aprender a fazer escolhas e gastar com sabedoria. É preferível que a criança cometa os erros nas suas decisões financeiras enquanto criança do que na fase adulta.

Dica 7: Estabeleça diferentes horizontes temporais para a poupança. Curto, médio e longo prazo. Para o aprendizado é importante permitir que a criança manuseie o dinheiro. O cofrinho, que é um instrumento ideial para ensinar a poupar, deve ser acessível para servir como caixa e poupança de curto prazo (ex: periodo de uma ou duas semanas). Para objetivos de médio prazo (ex: 1 a 2 meses) a criança deve adotar um cofrinho separado. Para objetivos de longo prazo, perceptível apenas para os adultos, pode-se recorrer a poupança automática, que é depositada em uma conta a prazo nos bancos comerciais. Lembre que este dinheiro não vai servir para a educação financeira e comportamental porque a criança so terá acesso a ele depois de alguns anos. As crianças são naturalmente ansiosas. A poupança de longo prazo, nos bancos, para o seu futuro...não faz muito sentido. Elas precisam manusear o dinheiro, fazer o balanço no cofrinho etc.

Além de poupar é necessário que aprenda a gastar. No inicio ela vai cometer erros mas...será um aprendizado importante para a vida adulta. Esse aprendizado só acontece se os pais seguirem as regras da semanada que temos discutido nos posts anteriores (regularidade, valor fixo, autonomia das crianças, previsibilidade etc).

Sem comentários:

Enviar um comentário