sexta-feira, 24 de julho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (8/8)

Antonio Baptista

A educação financeira visa moldar comportamentos, hábitos e posturas em relação ao dinheiro. É uma competência imprescindível para o sucesso na vida adulta. Tão importante como investir na sua capacidade de ganhar dinheiro é a necessidade de melhorar a sua capacidade para gerir os seus recursos e especialmente, aprender a gastar de forma racional e informada.

Geralmente a educação financeira é entendida como um conjunto amplo de orientações e esclarecimentos sobre posturas e atitudes adequadas no planeamento e uso dos recursos financeiros pessoais. Ela precisa ser desenvolvida e treinada desde pequeno e por este motivo a semanada é uma ferramenta importante para ajudar as crianças a lidarem com o dinheiro.

As crianças aprendem geralmente através de exemplos e os pais serão sempre as suas melhores referências. Considerando que o nivel de educação financeira no país é baixa e com poucas oportunidades formais e informais para se aprender a lidar com o dinheiro, fica evidente o grande desafio que é a educação financeira dos filhos no país, ainda mais, se muitos de nós nem sabemos que não temos boa educação financeira e, portanto, não temos uma postura exemplar em lidar com o dinheiro por forma a que os nossos filhos possam copiar/imitar. Portanto, a nossa dica é:

Dica 8 : Melhore sua educação financeira e seja um exemplo para o seu filho. Os pais são os exemplos e o modelo que a criança vai seguir, por isso, seja coerente! Explique à criança que o dinheiro é fruto do esforço do trabalho dos pais. Fale sobre o seu trabalho e de quanto ganha por hora (se não souber, faça a conta). Envolva a criança nas decisões financeiras sempre que for possivel. Aproveite estes momentos para mostrar para as crianças que educação financeira é escolha. Que a familia tem de consentir com sacrificios hoje para poder alcançar algo melhor no futuro (o dinheiro não é infinito, é escasso, requer muito sacrificio para se conseguir e as escolhas que fazemos determina a nossa futura situação financeira).

Temos a responsabilidade de investir na formação de nossos filhos para que estejam mais capacitados para tirar proveito das oportunidades que surgem nas suas vidas e ter independência financeira. Investir na educação financeira dos filhos, sem dúvida, é um dos maiores investimentos que os pais podem fazer para aumentar as chances de sucesso e resiliência na vida dos filhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário