quarta-feira, 8 de julho de 2020

Oito dicas para educar com a semanada (5/8)

Antonio Baptista
A semanada é um ato de amor! Ela têm regras e exige paciência. A Educação Financeira é um compromisso de longo prazo com as crianças e deve ser incentivada desde cedo. A implementação da semanada é um instrumento importante para ensinar a criança a evitar o desperdício de dinheiro, tempo, comida, material escolar, água, talento etc. É a melhor estratégia para a educação financeira da criança e ajuda a desenvolver competências para que ela possa aproveitar as oportunidades que vão surgir e aumentar as suas chances de sucesso na vida. Uma competência importante para o sucesso é ter paciência e esperar o tempo que as coisas precisam para se realizar.
Pode-se utilizar a semanada como forma de ensinar as crianças a ter paciência e esperar o tempo necessário para realizar sonhos. É muito importante que as crianças tenham tempo para “imaginar” a realização do sonho, fazer planos, visualizar o futuro etc. Provavelmente as suas realizações serão mais gratificantes. Uma criança que consegue realizar sonhos com base no seu esforço de poupança, com certeza, vai valorizar muito mais as suas conquistas e realizações.
Neste contexto, como proceder com a semanada por forma a incentivar a paciência nas crianças??
Além de realizar os desejos de curto prazo, o valor da semanada/mesada deve permitir que a criança conserve parte do dinheiro para objetivos de medio e longo prazo (ex: longo prazo sera o tempo necessário para a criança comprar algo que seja 10 vezes o valor da semanada). Se a criança pretender comprar algo mais caro, ela deve entender que é necessário economizar parte da semanada e esperar pacientemente para ter dinheiro suficiente para atingir suas metas.
Nestes casos ,deve-se incentivar a criança a estabelecer objetivos de médio e de longo prazo a serem alcançados mediante poupança. Então a nossa dica de hoje é:

Dica 5 - Paciência – A criança deve aprender a esperar para a realização de um desejo. Estimule a poupança para objetivos de curto, médio e longo prazo. É importante “premiar” a criança em função dos esforços de poupança e metas alcançadas pois, todo sacrificio deve ser seguido de algum beneficio e as crianças não conseguem esperar tanto tempo para verem os resultados da poupança.  Ex: se a criança conseguir poupar 2/3 do valor, pode-se dar um prémio (1/3) do valor pretendido.
Considerando que as pessoas geralmente são mais sensíveis ás perdas do que aos ganhos, pode-se adotar algum tipo de penalização na entrega do “prémio” que referimos acima. Como não se pode alterar o valor da semanada (deve ser fixa e entregue na mesma data), pode-se então atrelar o “prémio” a regras de obediência e tarefas da casa. Caso a criança não cumprir determinados acordos assumidos (Ex: deixar a TV ligada, etc) implica descontos no prémio. É bom lembrar que o prémio deve ser previamente depositada no cofre da criança para que tenha sensação da “perda” e entender que o dinheiro só é recebido a partir de uma rotina de compromissos.

Tudo tem o seu tempo determinado. Há um tempo para todo o propósito debaixo do céu!” Eclesiastes

Sem comentários:

Enviar um comentário